terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Usando o Pocket POD com violão

Se você já tentou ligar o violão no Pocket POD, talvez tenha encontrado dificuldades de fazer o som do violão sair com mais características de violão e menos características de guitarra.

Até ficar um bom tempo só fuçando nisso, com muita paciência, eu estava com essa dificuldade.

Mas consegui. E vim aqui dar a dica para os demais proprietários do pequeno monstruoso da Line 6.

Passei as últimas horas mexendo no Pocket POD tentando fazer um preset 'bypass' para poder usar só os efeitos.

No começo eu estava um pouco chateado com o que estava conseguindo, pois segundo o que o suporte da Line 6 me disse, o mais próximo de conseguir um bypass é usando o amp 'Tube Preamp', que foi feito para processar qualquer tipo de sinal. Alguns detalhes sobre isso estão no manual. Minha intenção era fazer um bypass para o violão. No final das contas, consegui mais do que eu queria: consegui deixar o som do violão muito parecido com o original, só que mais bonito!

Hoje eu vi que o Pocket POD faz tudo.

O equipamento era esse:

Violão Crafter HTC-24 ---> Boss CS-3 ---> Pocket POD ---> Mixer Behringer 1832FX ---> Amplificador profissional ---> PA (caixas de som)

Caixas de som:
2 caixas com alto-falante Profissom 18P3 para graves;
2 caixas com alto-falante Profissom 15P3 para médio-graves e 2 drivers de titânio para médios e agudos.

Ou seja, o preset foi montado para funcionar bem ligado em um mixer.

Vamos ao que interessa: a configuração no Pocket POD.

Antes de qualquer coisa, você pode baixar o preset que eu fiz, em L6T.

Ou ainda olhar a configuração dele no Vyzex:


O amp que funcionou bem foi o 'Line 6 Layer', com o Drive no 0%.

O Drive 2 fez pouquíssima ou nenhuma diferença nas condições que eu estava usando. Em 0% ou 100%, a diferença não era perceptível. Talvez esse Drive 2 só atue quando o Drive (1) está ativo.

Esse amp dá um gás absurdo nos médios e agudos. Tive que deixar assim:

Bass: 100%
Mid: 0% (ou quase)
Treble: 0% (ou quase)

E liguei o boost do EQ. Sem tudo isso, não vinha grave.

Não precisei ligar o 'bright'.

Desliguei o noise gate (violão é um instrumento extremamente silencioso, ao contrário de todas as guitarras que já experimentei). Efeitos em bypass, reverb desligado.

'Air' no máximo rendeu um pouco mais de graves.

Esse preset deixou o som o mais próximo possível do som do violão ligado diretamente no mixer. E eu achei que o que ficou diferente acabou deixando o som com características muito positivas. Ficou bonito mesmo.

Está aí o pontapé inicial para usar o Pocket POD com violão. A partir desse preset-base, você pode variar alguma coisinha, e, o mais legal, adicionar os efeitos do Pocket no violão. O reverb e o delay do Pocket POD são ótimos!

Eu fiz vários outros presets para usar com violão, antes desse, e comparando agora dá vontade de deletar os outros. O som não tinha muito a ver com violão, ficava excessivamente guitarrístico.

Esse preset deixou o som bem violão.

Quero ver se eu gravo eu tocando alguma coisa com esse preset, e posto aqui.

Um comentário:

  1. E ae amigo muito legal.Assim,tenho vontade de comprar o pocket pod para usá-lo com violão,ler o que tu falou foi um incentivo pra mim.

    Vou mandar ver.Abração

    ResponderExcluir

Se quiser escrever alguma coisa aqui, use o português normal, escreva direito, por favor.